quarta-feira, 12 de novembro de 2014

Ídolos: o meu e o vosso

11

Não, eu não vou falar do programa do canal televisivo português, até porque esse já era! Vou falar dos ídolos, aqueles que admiramos.

Figura, estátua que representa uma divindade que se adora.
Pessoa à qual se prodigam louvores excessivos ou que se ama apaixonadamente: ele é o ídolo da juventude.
Diz-se de certas figuras que desfrutam de grande popularidade.
 
Ontem (dia 10, segunda-feira) foi o concerto da cantora Lady Gaga no Meo Arena, em Lisboa, houve quem pagasse bem pelos bilhetes, como os do pack Artpop Zone, de 922€ que além do concerto, incluía também estar com a cantora no final do mesmo. Uma das fãs que comprou este bilhete, deu uma entrevista ao jornal Correio da Manhã e garantiu ao mesmo ser a fã número um! Confesso que adoro ler que se consideram-se sempre serem os tais número um! E já li isto tantas vezes em outras ocasiões, até mesmo de outros fã da Lady Gaga, que impõe-se a pergunta: O que é preciso fazer para se ser o fã número um? A tal entrevistada podia muito bem ganhar o título, uma vez que fez três tatuagens iguais às da cantora. Mas sabemos bem que haverá sempre alguém mais corajoso para ir mais além e fazer sempre mais. Jamais faria uma tatuagem com o nome de um namorado, quanto mais de um ídolo, de um momento para o outro o amor acaba e a admiração pelo ídolo igual. Estamos a falar de uma tatuagem, tinta cravada na pele para quase sempre, a não ser que a removam a laser ou façam outra por cima a disfarçar (não sei o nome técnico, desculpem).
 
Gosto de vários cantores, escritores, actores,... mas não considero nenhum o meu ídolo. O mais próximo possível de ídolo seria o cineasta português e centenário: Manoel de Oliveira. Admiro imenso o trabalho do senhor, tenho o maior respeito pela sua idade e pelo facto de ainda continuar no activo. São poucos os seus filmes que vi e na verdade não foram filmes que me fizeram vibrar na cadeira do cinema, mas gosto sempre de ler as suas entrevistas e de assistir aos programas onde vai.
Nascido no Porto, em 1908, é considerado o realizador mais velho do mundo a exercer. 105 são os anos que carrega no corpo, mas que o mantém de mente sã e saúde notáveis para a sua idade.
 
Manoel de Oliveira
 
Nunca pedi um autógrafo a alguém conhecido publicamente e nem loucuras tenho para contar, mas se pudesse gostaria de tomar um chá/café com o senhor Manoel de Oliveira, tenho a certeza que seria uma conversa longa, pois haveria tanto para contar... Iria falar-lhe da minha admiração e no quanto gostava de chegar à sua idade, com a mente e a saúde que carrega. No fim, então pediria para escrever umas linhas e que assinasse o seu nome, numa simples folha branca, que guardaria, para mais tarde recordar.
 
Um produtor que trabalhava com o cineasta disse: “E se filmássemos em digital?…”, respondeu “Não me interessa o que mete na máquina. O que me interessa é que saia Cinema.” Está tudo dito!
 
Gostava muito de saber a vossa opinião em relação a este assunto. Se têm algum ídolo conhecido do público e quem é essa pessoa? Se já fizeram alguma loucura pela pessoa que admiram? Não vale darem parentescos como resposta, pois esses ficam para outro dia ;)
 
 
Obrigada por estarem desse lado! :) Beijinhos
 
 
 
Citação retirada do site Grande Écran e fotografia sem direitos conhecidos

11 comentários:

  1. É engraçado este post, porque de facto fez-me pensar e tomar consciência que não tenho um ídolo. Admiro várias pessoas por algumas caraterísticas específicas, mas não consigo identificar uma personagem única.
    Além disso, as pessoas que mais admiro, são pessoas "desconhecidas", que passam despercebidas aos olhos do mundo, porque essas agem de forma genuína e não por saberem que podem estar a ser observadas a qualquer instante. Por exemplo, na Baixa do Porto cruzo-me sempre com uma senhora que vende na rua e que tenho uma admiração enorme por ela, pela sua força, pela sua boa-disposição e pela sua história de vida.

    http://soprosdopensamento.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Um ídolo pode ser uma pessoa anónima ou conhecida do público em geral. Desta vez escolhi falar daqueles que são conhecidos, mas os ídolos mais interessantes de conhecer são sem dúvida aqueles que ninguém conhece, só nós! A senhora que vende na rua, como fala, é o ídolo que toda a gente vê, mas não conhece. Histórias dessas merecem ser contadas :)

      Obrigada pela partilha :)

      Eliminar
  2. De facto o senhor Manoel de Oliveira é uma pessoa notável e a prova viva que mesmo na terceira idade uma pessoa ainda tem muito que fazer.
    Pessoalmente tenho um género de ídolo algo recente, Bobak Ferdowsi, um dos principais controladores de voo da NASA. Em que comprova que não é o aspecto que define as qualidades das pessoas, Fica aqui a foto do senhor para verem do que falo: http://static2.businessinsider.com/image/512bb5216bb3f76b74000000-480/bobak.jpg

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ser idoso, não é sinónimo de morte! Ser idoso é ter a coragem e audácia de lutar contra um corpo que teima em cair, mas uma mente que teima em erguer!
      Em relação ao teu ídolo, concordo plenamente que o aspecto não é e nunca será, a demonstração plena daquilo que somos!

      Eliminar
  3. ídolo acho uma palavra bem forte e vendo bem nunca tive nenhum,, a não ser a minha mãe que me criou sózinha e nunca me faltou com nada e sempre foi e continua a ser um exemplo!! depois existem pessoas que conseguem marcar pela pela diferença positiva no nossa dia-a-dia e o Manoel de Oliveira é sem dúvida alguém deveras interessante..também há pessoas que gostava imenso de ir dar um passeio e falar uma tarde inteira,, a Teresa Guilherme, a Silvia Rizzo, são as pessoas que me ocorrem de momento mas existem outras!!
    está a decorrer um giveaway no blog, participa!!
    beijinhos:)
    http://belezademulheremae.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Cristina, os nossos maiores ídolos serão sempre pessoas próximas. Pois somos nós conhecedores das suas histórias, das suas vivências, das suas lutas, derrotas e conquistas. Somos nós os espectadores no palco da vida de quem admiramos :)

      Beijinhos :)

      Eliminar
  4. Tenho como ídolo todas as pessoas que seguem os seus sonhos...
    Beijinhos*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quem segue os seus sonhos, é sempre digno de admiração alheia. Deverão servir também de inspiração para nós mesmos :)

      Obrigada pelo comentário!
      Beijinhos

      Eliminar
  5. É tão bom termos aquele ídolo saudável que nos faz ambicionar e ter sonhos!
    Beijinhoooos :)

    http://princesasemtiara.blogs.sapo.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sonhar faz-nos sentir vivos, faz-nos ter ambições, faz-nos viver! Por isso tenhamos ídolos para sonhar :)

      Beijinhos

      Eliminar
  6. Admiro-lhe a energia. Grande homem, de facto!

    ResponderEliminar

Comentários ao luar